terça-feira, 9 de agosto de 2011

Minorias sociais e preconceitos

Minorias
   Não poderíamos deixar de expressar nossa atenção para com as chamadas minorias sociais. Sejam negros, homossexuais, deficientes, sejam pessoas que, por qualquer motivo, sofrem algum tipo de discriminação. Com a Constituição da República de 1988, podemos dizer que um novo mandamento entrou em voga, é o não discriminarás. Sem precisar de motivos religiosos ou paternalistas, o certo é que a lei considera crime qualquer discriminação. E crime é assunto jurídico. Temos alguns artigos publicados contra a discriminação como um todo, posicionando-nos do lado da lei: não validamos a discriminação e estamos aptos a corrigir qualquer problema que porventura vitime um cliente nosso.
   O Brasil aceitou, a partir de 9 de dezembro de 1998, a jurisdição contenciosa da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Assim, entendemos, por exemplo, que o caso de uma famosa travesti brasileira, que não obteve na Justiça o direito de mudar de sexo, nos documentos, poderia ser resolvido acessando-se a Corte, passando-se por cima da sentença do Poder Judiciário (mesmo transitada em julgado), porque, conforme ensina o jurista e membro da Corte, Cançado Trindade, não vale invocar-se soberania para questões de direitos humanos, como tem ocorrido, aliás, na Europa, em casos semelhantes.
    Nessa linha de atuação, algumas informações afiguram-se importantes, como a de que o Conselho Federal de Medicina declarou ética a cirurgia de transexualidade.

http://www.jean-adv.com.br/minorias.htm,capturado em: 09/08/2011


Minorias
Grupos minoritários - o termo grupos minoritários é amplamente utilizada na sociologia, sendo mais que uma distinção numérica, existem muitas minorias. Ex.:pessoas altas, magras, baixas, porém estas não são minorias segundo o conceito sociológico, minorias são um grupo inferior numericamente e estão em desvantagens sociais se comparados com a grande parte da população majoritária, sendo objeto de preconceito de tal grupo dominante, tal comportamento reforça a ideia de lealdade e de interesses comuns. Por isso quando a expressão “minoria” é usada pelos sociólogos não é em caráter numérico e sim a posição subordinada do grupo dentro da sociedade, pois o termo minoria expressa a situação de desamparo, os membros deste grupo estão normalmente isolados física e socialmente, costumam se concentrar em certos bairros, cidades ou regiões. Esses grupos costumam casar entre si para manter viva sua distinção cultural.
Diferenças físicas, como a cor da pele, são, com frequência, o fator decisivo para designar uma minoria étnica, as diferenças étnicas são comuns em associações de desigualdades em relação à riqueza e ao poder.
Com o crescimento cada vez maior da globalização, as culturas vêm sofrendo alterações comprometendo as identidades culturais. É uma espécie de “rotulação” mundial da cultura ou uma globalização cultural.
Na sociedade consumista os meios de comunicação em massa determinam o que devemos comer vestir, assistir, ouvir, usar, comprar, entre outras imposições.
Diante da “padronização” cultural, existem no mundo vários grupos com práticas culturais, religiosas peculiares, são grupos diferentes denominados de minorias, correspondem a grupos ou nações que lutam por seus ideais, o primeiro luta pelo respeito e cidadania, o segundo aspiram por sua independência territorial, cultural, religiosa e política, para defender os interesses de suas peculiaridades.
Mas as minorias não são compostas apenas de nações reivindicando sua independência territorial, existem as minorias inseridas em praticamente todas as sociedades. A situação de exclusão e/ou discriminação provoca o surgimento de organizações que buscam dignidade e respeito através de ações políticas.
Podemos exemplificar vários grupos de minorias, como os homossexuais, os sem terra, os sem teto, as feministas e os povos indígenas, todos eles tem seus motivos para lutar, todos eles são minorias dentro das sociedades, no fim todos querem o mesmo, ser respeitados.

http://sociologiacta.blogspot.com/2010/07/modernidade-texto-ii-minorias-sociais-e.html, capturado em: 09/08/2011



COMENTÁRIOS: Com base nos textos lidos, as minorias sociais são pessoas que sofrem com algum tipo de discriminação, como homossexuais, negros e
deficientes físicos e mentais. A palavra minoria expressa a situação de desamparo, os membros de um grupo estão normalmente isolados fisicamente e socialmente
Assinado: Léfson Schulz
   Apesar de serem chamados de "minorias" sociais, o preconceito contra estes não é minoria, o preconceito é muito. Devemos combater essas injustiças para que perante a sociedade não haja nem maioria nem minoria, mas que haja uma sociedade igual. 
Assinado: Elivelto ebermam

Um comentário: